segunda-feira, 19 de abril de 2010

IMAGINAÇÃO, FANTASIA E DESEJO VIRTUAL@VITAL





Um raciocínio lógico leva você de A a B. A imaginação leva você a qualquer lugar que você quiser" "A imaginação é muito mais importante que o conhecimento"(Albert Einstein)

CONHECER o que ocorre com a imaginação nesses lugares de interatividade e como se processa e se desenvolve a imaginação, a fantasia e desejo é uma atividade prazerosa. Navegar nos mares desse dilúvio cibernético é uma experiência nova, um elemento novo e fundamental para quem é educador-aprendiz em escolas formais nesses tempor de rede mundial de computadores. Educa em nossos dias, quem conhece, dialoga e acessa o imaginário das pessoas. O conhecimento é uma necessidade da natureza do homem e ou da mulher que está em processo de humanização. Compreender filosoficamente a relação entre esses dois espaços de educação formal e informal é o intento desse insight e intempestivas palavras tecidas na trama desse texto.

WEBs E ESCOLA  - O termo WWW ou WEB é utilizado com o significado REDE colaborativa de construção. Os dois tem o sentido simultâneos de: conexão, comunicação e navegação, entre uma informação, uma comunicação e uma rede agregada de construção colaborativa e democrática. Os 'www' é um rede mundial que faz conexões.  Diz-se metaforicamente que o professor tem a função de  ser rede de comunicação, de navegação e de conexão e de trabalho colaborativo entre o aluno e a informação na perspecticva da construção do conhecimento, um discípulo aprendiz-aprendiz nessa arte. Uma educação para o século XXI, que corresponda ao  seu sentido semântico primeiro, derivada da palavra 'educare: ação de desenvolver as faculdades psíquicas, intelectuais e morais,' não se pode furta em compreender que, sua tarefa é vitalizar as potencialidades  colaborativa e de democrática do homem, adormecidas em uma educação livresca e conteudísta  e se torne uma dialógica  de humanização da imaginação, da fantasia e do desejo. Nos ambientes da educação formal como acontece essa relação de desejo, fantasia imaginação? Os professores são WEB-PROFESSORES e os alunos sabem usar a internet como WEB-ALUNOS? Os ALUNOS-WEB têm o desejo, fantasiam e imaginam com são os seus professores (a)? Nos ambientes virtuais de conexão e interatividade: bate-papos, MSN, ORKUT, Salas de bate-papo NAVEGAM nas asas do desejo, da fantasia e da imaginação. Eles se: descrevem, mostram, insinuam como no mundo das idéias (Platão). Eles podem se enriquecer no modo dialético simbiótico da teoria de Paulo Freire: mestre aprendiz mestre.

ÁGORA E PRAZER - Exemplos vivos desse dialogo em diáspora e desordenados, podem ser considerados os que são vividos na interação ilimitada que as  pessoas  se conectam a partir do CIBERrespaço? Segundo LEVY nele se processa uma nova cultura, a cultura e o cultivo do imaginário, CIBERCULTURA. Esse novo imaginário, essa nova mentalidade requer um novo modelo de educação a exemplo do que as pessoas fazem através do jogo de conversas e de diversão. Os gregos inauguraram no espaço publico um lugar de fazer política e de fazer educação ao mesmo tempo. Ali se reuniam os representante das DEMOS para decidiu em arena e na discussão como deveria ser o rumo da POLIS. Era ao mesmo tempo um lugar de exercício de retórica e oratória, na forma de diálogos abertos. Para fazer prevalecer a ética e a democracia freqüentavam ao grupo de Sócrates, a academia de PLATÃO e o LICEU de Aristóteles. Era uma escola pública para os gregos livres.

EDUCAÇÃO - Toda educação deve se espelhar nessa ágora do século XXI. Ser assim na ágora e no agora! Essa festa agônica e de videos conferências  de webcam, de blogs, de orkut é estravasamento da imaginação, fantasia e desejorepresados  e que afloram em rede virtual. Isso poderia ser espaços-espelho de aprendizagem das escolas? Como fazer isso? - Descubramos, inventemos, inovemos com as tecnologias de hoje, como nao fazíamos com as de ontem e fiquemos 'online e não offline', para nao perder o bonde da educação.  Essa mentalidade exige uma nova modalidade em educação. Os espaços formais de educação consideram isso? Nesse paradigma aplica-se a teoria dos seis graus de separação, A teoria do caos, a teoria das redes sociais, a teoria do Orkut@SALAS.

RAZÕES DA IMAGINAÇÃO - O coração tem razões que a própria razão desconhece (Pascal). Essa frase de pascal é semanticamente significativa. A razão do coração é um campo minado e um nobre desconhecido da maioria das pessoas. Escuto continuamente de pessoas que segredam, em forma de desabafo ou até mesmo de modo conformada e considerando isso algo de natural. Algumas chegavam a inferir que isso as fez percebe e se perguntar que se isso não era a razão que as levava em ter os mesmo problemas nas relações. As pessoas com que se relacionava tinham o mesmo perfil. Como se processa e se configura dentro das pessoas o desejos e a SIMPATIA por alguns e antipatia por outros não. É o misterioso campo subterrâneo da libido e dos desejos afetivo-emocionais.

SIMPATIA=SIMULACRO - Ela SYM, em grego, é o encontro de dois SIMULACROS e simbolos=imagens, que se conectam e se encontram, como o côncavo e o convexo; PATIA, deria de pathos, paixão e no dizer de Aristóteles na Ética a Nicômaco, é a força motriz e o combustível da vida. Esse caminho todo foi feito para fundamentar que a imaginação e a fantasia. Quando uma pessoa encontra outra que a atrae ou retrai, isso é o tomar vida as imagens mentais que formamos dentro de nossa ALMA afetiva. São imagens desejantes e atemporais, ahistóricas e que estão em um mundo desenhado pelas cultura e pelas relações tidas.

A FANTASIA é uma das asas da razão enquanto dorme ou vive no ócio criativamente. Asas do cavalo alado das razão que é indomável e inacessível ao controle do superego da cultura e das tradições. Por isso que sonhamos coisas esdrúxulas e sem muita lógica. O sonho é o teatro do desejo assim como o que atrai em algo que desconheço a 'razão de ser.  O desejo é o sangue que pulsa nas veias da razão e habita no ICEBERG da LIBIDO do inconsciente. Isso vai continuar por que é apenas o levantar o tapete e descobir o que tem embaixo dele. Essa é uma das CIFRAS de vida  para quem busca uma vida que tenha uma 'razão de ser'. Conheça-te a ti mesmo em teu labor de educador. Decifra-te ou te DEVORAM...

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