quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

POLIAMOR E TRAIÇÃO in PECADOS CAPITAIS













Esse texto foi publicado e ja está diponível na internet. Considerando que ele foi feito a partir de uma reflexão vivida e sentida a partir do estado do tocantins é mais do que justo que ele seja aqui postado para que se debata as intempestivas e irreverentes consinderações.
TRAIÇÃO, O OITAVO PECADO CAPITAL?
Como abertura desse BLOG inauguro esse espaço em Tocantins com um texto sobre os setes pecados capitais, classicamente conhecido, faço aqui um convite a todos e de modo polemizador os antropólogos, psicólogos, sociólogos e os que se sentem ou foram passíveis da traição. Um diálogo acerca do sentido antropológico e filosófico da traição no mundo virtual é o que vou denominar de o ‘pecado dos pecado’. As relações no espaço virtual são freqüentes e emergentes. Elas rompem as fronteiras do espaço do tempo e do espaço. É livre ao jogo de relações via WEBCAM, vídeos. São jogos de imaginação e sedução virtuais nos espaços das salas bate-papo e MSN.
Pessoas casadas e namorando que teclam e fazem sexo virtual traem? Traição virtual é traição? O que buscam? Antes se pensava ser coisa de inépcia de intelectual, de solitários tímidos, de como no filme “Denise está chamando”. Alguma coisa se desenha nesse novo modo de relações. Na virtualidade tudo é potencialmente possível e ilimitado. Homens e mulheres não precisam sair de casa.
Isabel Tarcha, autora do livro Oitavo Pecado Capital' (editora Celebris, 167 págs., R$ 22). Segundo ela, basta estar vivo para trair ou ser traído - "faz parte da natureza humana". E a constatação atinge também o sexo oposto: entre os internautas que já confessaram seu crime no site: < http://www.traida.net/ > (que Isabel mantém no ar desde agosto de 1999), 53% são homens e 47% mulheres.
A internet criou uma nova maneira de ser infiel: começa com mensagens, evoluipara confidências, logo entra no reino das fantasias sexuais. Quando menos se espera, o marido ou a mulher já estão teclando sem parar com um desconhecido. Mesmo que nunca se transfira para a vida real, a traição machuca do mesmo jeito. (Daniela Pinheiro)
É necessário recorrer aos dicionários para se entender qual é o sentido da traição e do trair... A Traição, sf (lat traditione) 1 Ato ou efeito de trair. 2 Quebra de fidelidade prometida e empenhada; aleivosia, intriga, perfídia. 3 Dir Crime do indivíduo que, num estado de guerra entre potências, atenta intencionalmente contra a segurança externa da nação. 4 Infidelidade no amor. 5 Surpresa inesperada; emboscada.
Por que será que a idéia de traição foi reduzida à dimensão de relação sexual?Trair tem uma dimensão ética e política. Será por que a sociedade entrou em uma fase de individualismo? As famílias perderam o seu lastro de vínculo à comunidade e virou ‘célula mater.’ A cultura brasileira foi historicamente condescendente com os homens, enquanto para eles a traição é tida como natural, para as mulheres e é considerada como violência à honra do macho: pai e marido. A traição em uma relação entre pessoas está restrita apenas ao sexo ou tem outras dimensões?
O que a moral patriarcal considerou traição não seria porque a relação homem-mulher era vista como uma extensão da propriedade privada? Na moral capitalista, até o século XX permaneceu na mesma lógica... À mulher compete cuidar do espaço privado, da educação dos filhos e ao homem o zelo pelo espaço publico e da manutenção econômica do lar.
Como seria a traição em uma cultura relação polígama, bígamo, aberta, homo, poli? Que moral estaria presente nesse universo de relações outras?
Existem hoje as pessoas que acreditam no POLIAMOR. Um amor de relações ilimitadas e amizade, cuidado, solidariedade e sem o sentimento de posse. As pessoas são biologicamente bígamos. A heterossexualidade para eles foi uma invenção cultural.
O que dizer da traição de Judas a Jesus Cristo, de Silvério dos Reis a Tiradentes,
Em mundo onde o avanço tecnológico estremece e sacode toda a moral colonial arraigada a cultura da infidelidade matrimonial.
É traição quando não se faz o que deveria fazer na sala de aula e não se faz: ensinar o aluno a pensar, em saber ler e ver o mundo a partir das ciências e da filosofia?
É traição quando na empresa apenas exercemos o nosso trabalho apenas para garantir o salário sem ajudar a construir os as finalidades das empresas?
"A educação condicionará o que somos muito mais do que a geografia", disse Bill Gates, destacando também a necessidade de formação de pessoas que saibam utilizar as novas ferramentas tecnológicas.
O que será mais interessante na vida DECOLAR ou POUSAR? Em educação se aprende a decolar ou a pousar? Estou visualizando como está o imaginário das pessoas que andam em avião após o acidente da TAM em São Paulo. As pessoas quando decolam rumo a São Paulo têm medo de Pousar em congonhas, depois do acidente com o avião da TAM.
As pessoas quando descobrem que hoje existem outras possibilidades de relacionamentos podem viver sensações semelhantes aos passageiros de avião,após as sucessivas tragédias aéreas. A ameaça é a mesma. Os que se sentem ameaçados precisam de uma reeducação? O poliamor é uma ameaça? Para quem nunca decola, para quem nao percebe a vida como eterno 'vir-a-ser'.
É possível reeducar o homem e a mulher para esse novo modo de decolagem. Precisa-se de uma educação para esse novo mundo, de relações que nem todo o mundo social entende... Uma educação  para que sejamos construtores e não passivos consumidores das metamorfoses e das tecnologias da vida... HERÁCLITO dizia que tudo é um eterno fluir, borbulhar, nascer. Só  pode fruir desse mundo, quem percebe que a dinâmica da vida é essa dialética do fluir. O poliamor faz parte desse fluir, desse jorrar, dessa metamorfose da vida. Pode haver muita gente que se diz POLI e na prática demonstra outra perspectiva. É preciso pensar-se, reflexionar-se e descobrir-se em todo o tempo e lugar.

2 comentários:

  1. Muito bom, Expedito. Gostei mesmo. Escreva mais, ouse mais!

    ResponderExcluir
  2. Bem,eu estive lendo e analisando o seu texto.
    na verdade a traição é algo que desde que mundo é mundo se fala dela,portanto é algo que podemos dizer suportavel.

    Gostei de ver como vc definiu o TRAIR,TRAIÇÃO.

    ResponderExcluir