Trabalhar dialeticamente o sentido que tem o hipertexto, hipermídia e Wikipédia na vida é o intento desse texto. Justificar, a partir da religação de saberes e ciências, que é uma teoria trabalhada por EDGARD MORIN, como todas essas expressões-conceitos fazem parte da vida, é a idéia-pressuposta. O ponto de partida é de que a vida é HIPER, WWW e WIKI. A argumentação é feita a partir dessa tessitura biológica e cultural até aportar na visão da educação e da escola que deriva dessa perspectiva. A idéia-base é de que a vida humana é um HIPERTECIDO=HIPERTEXTO que esta o tempo todo sendo feito e re-feito COM. O amor é tecido COM. Por isso é POLI=múltiplo,aberto, reino de possíbilidades.
TECIDOS - A vida é tecido biológico, resultante do encontro de cromossomos, dos pais e das mães. O pai biológico é um resultado da seleção e refinamento dos seus ascendentes. A mãe é fruto do encontro biológico e cromossômico de seu pai e de sua mãe, que por sua vez já é resultado da seleção natural e biológica. No wikipédia se encontra essa caracterização acerca de tecido: Do ponto de vista da biologia, um tecido é um conjunto de células especializadas, iguais ou diferentes entre si, separadas ou não por líquidos e substâncias intercelulares, que realizam determinada função num organismo multicelular.Tecido é tessitura, entrelaçamentos de genes e de caracteres. Tecido é construção e agregação. Tecido é a conexão aleatória segundo a dinâmica da natureza biológica. Somos tecidos humanos e sociais
LINKs SOMOS - Links no sentido de Elo, ligação, vinculação, jump, conection, conexão, interconexão, linking, nexo, inter-relação, cross reference, association, path e trail (mais utilizada para significar uma coleção de links), caminho, hotlink, hot Word, hiperlink, atalho etc. O nosso corpo todo é um nó de conexão biológico entre os vários sistemas respiratório, digestivo, gustativo, olfativo, sensitivo, tatuai, cerebral, cardiológico. Quem faz essas, ligações, conexões e nexos? A tarefa de educar pode ser LINKar?
HIPER - O prefixo grego hyper significa sobre ou para além de. Segundo Pierre Levy Hipertexto tecnicamente é um conjunto de nós ligados por conexões. Somos mais que texto. Estamos para além da mera conexão, ligação, link+ação, desse determinismo meramente biológico. Um exemplo disso é que microscópios de cientistas observam internamente o organismo humano quando algum microorganismo invade o corpo, é que todo o corpo se torna um sistema de proteção, defesa e preservação. Quando parte do corpo é ferido todo o corpo se torna um sistema de restauração do corpo ferido. O corpo é ligada pelo tecido da pele, das artérias, do sangue que circula.
PANTEISMOS ECO - Segundo biólogos e antropólogos quânticos somos UM TODO E TODO UM. Uma espécie de PANTEISMO cultural e biológico. Para os QUÂNTICOS que se entrelaçam na biologia e na antropologia do humano afirmam que o biológico faz LINK no cultural e o cultural interfere e se mistura no biológico tornando o ser humano um ser quântico em metaformose. Somos um todo COM. O que as tecnologias fazem hoje com as mídias é atualizar algo na vida social e das relações daquilo que já faz parte no tecido da vida biológica e cultural. Eles atualizam a vida que caducou no processo de mudança e estancou na mesmice. A mesmice bloqueia a possibilidade de que seja UM com O TODO.
WWW - A educação, em seu formato atual visualiza isso. As disciplinas que estão na escola formal, de nossos dias, querem presenciar isso. As ciências são saberes e conhecimentos que elaboram discursos parciais sobre o todo da vida humana. São discursos e teorias fragmentadas mais não isoladas. Elas estão na escola para serem hiperLINKadas, conectadas e interdisciplinarmentes conectadas. Entre essas ciências e saberes não tem sentido e fundamento sem a ‘WWW=wiki=link’.
HIPERLIGAÇÃO - OS PROFESSORES precisam saber que assim como eles são hipertexto biológico, eles são também um hipertexto cultural e um TEXTO da ciência e do saber que precisa ser vinculado. Para que o saber seja construído, reelaborado e democraticamente vivido e socializado ser professor é transformar-se em Hipertexto, Hiperlink, Hipermídia e HIPERhumanidade em construção. Só se é educador-professor COM=tecido.
WIKI - Quando se acessa a um texto do Wikipédia, ao mesmo tempo em que se é atendido naquilo que se buscava, o interesse imediato, se é remetido a outros textos que ampliam e enriquecem a informação, que tivemos e que pode ser transformada em um processo de construção conhecimento através de saberes acessados na mídia. Assim pode-se compreender que somos LINKS, HIPER E WIKI. WIKI é o WWW que faz, constrói de modo colaborativo e democrático de saberes e conhecimentos. A Wikipédia proporciona essa construção mundial de conhecimentos construídos nos diferentes espaços geográficos do mundo. Vida é colaboração e conexão
SALAS e ORKUT - Quando se acessa a uma sala de batepapo ou ao Orkut somos colocado diante de uma rede infinita de possibilidades. Ali podemos construir textos discursivos como textos de relacionamentos ilimitados. Tudo é possível. Mídias se juntaram para colocar as pessoas diante das outras.
EDUCAR@EBOOKs - Essa é a reflexão que inspira a entender que educar, conhecer e professor são saberes e poderes que podem transformar e avançar, mais ao mesmo tempo pode, esconder e ficar na mesmice em tudo. Só que educar hoje é um sair de si e ir às infinitas conexões, a exemplo dos WIKI. Educar, em sentido literal é ‘desenvolver possibilidades’, é LINKar e fazer HIPERTEXTO da vida. Já se foi o tempo, em que educar era transmitir conteúdos livrescos de papel, armazenados nas bibliotecas. Educar ainda passa pelos livros. Os livros hoje são acessiveis nas bibliotecas virtuai, Ebooks e PDF’s, disponíveis a todos na rede mundial. A vida, a escola e a educação são feitas COM, tecidas COM, vividas COM, educadas COM. O humano tem uma necessidade natural de conhecimento, já disse ARISTÓTELES há muito tempo. Temos sede, desejos e fome de conhecimento, de novidades@COM.
virtualpoli@hotmail.com - Paraíso do Tocantins, junho de 2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário