segunda-feira, 21 de junho de 2010

A VIDA TECIDA.COM@HIPERTEXTO.MÍDIA.WIKI

Trabalhar dialeticamente o sentido que tem o hipertexto, hipermídia e Wikipédia na vida é o intento desse texto. Justificar, a partir da religação de saberes e ciências, que é uma teoria trabalhada por EDGARD MORIN, como todas essas expressões-conceitos fazem parte da vida, é a idéia-pressuposta. O ponto de partida é de que a vida é HIPER, WWW e WIKI. A argumentação é feita a partir dessa tessitura biológica e cultural até aportar na visão da educação e da escola que deriva dessa perspectiva. A idéia-base é de que a vida humana é um HIPERTECIDO=HIPERTEXTO que esta o tempo todo sendo feito e re-feito COM. O amor é tecido COM. Por isso é POLI=múltiplo,aberto, reino de possíbilidades.

TECIDOS - A vida é tecido biológico, resultante do encontro de cromossomos, dos pais e das mães. O pai biológico é um resultado da seleção e refinamento dos seus ascendentes. A mãe é fruto do encontro biológico e cromossômico de seu pai e de sua mãe, que por sua vez já é resultado da seleção natural e biológica. No wikipédia se encontra essa caracterização acerca de tecido: Do ponto de vista da biologia, um tecido é um conjunto de células especializadas, iguais ou diferentes entre si, separadas ou não por líquidos e substâncias intercelulares, que realizam determinada função num organismo multicelular.Tecido é tessitura, entrelaçamentos de genes e de caracteres. Tecido é construção e agregação. Tecido é a conexão aleatória segundo a dinâmica da natureza biológica. Somos tecidos humanos e sociais

LINKs SOMOS -  Links no sentido de Elo, ligação, vinculação, jump, conection, conexão, interconexão, linking, nexo, inter-relação, cross reference, association, path e trail (mais utilizada para significar uma coleção de links), caminho, hotlink, hot Word, hiperlink, atalho etc. O nosso corpo todo é um nó de conexão biológico entre os vários sistemas respiratório, digestivo, gustativo, olfativo, sensitivo, tatuai, cerebral, cardiológico. Quem faz essas, ligações, conexões e nexos? A tarefa de educar pode ser LINKar?
HIPER - O prefixo grego hyper significa sobre ou para além de. Segundo Pierre Levy Hipertexto tecnicamente é um conjunto de nós ligados por conexões. Somos mais que texto. Estamos para além da mera conexão, ligação, link+ação, desse determinismo meramente biológico. Um exemplo disso é que microscópios de cientistas observam internamente o organismo humano quando algum microorganismo invade o corpo, é que todo o corpo se torna um sistema de proteção, defesa e preservação. Quando parte do corpo é ferido todo o corpo se torna um sistema de restauração do corpo ferido. O corpo é ligada pelo tecido da pele, das artérias, do sangue que circula.

CORPO-HIPER - Pode se dizer que somos ao mesmo tempo em que um CORPO-TEXTO um CORPO-HIPERTEXTO=SISTEMA. Conectado e vinculado. Sem conexão não há vida. Ao mesmo tempo em que somos um sistema biológico de conexões, relações e vinculações, somos uma rede cultural de valores, tradições, princípios e costumes. A cultura é uma construção milenar e atual do substrato humano. A cultura se mistura no sangue biológico fazendo nesse ser o sonho biológico.

PANTEISMOS ECO - Segundo biólogos e antropólogos quânticos somos UM TODO E TODO UM. Uma espécie de PANTEISMO cultural e biológico. Para os QUÂNTICOS que se entrelaçam na biologia e na antropologia do humano afirmam que o biológico faz LINK no cultural e o cultural interfere e se mistura no biológico tornando o ser humano um ser quântico em metaformose. Somos um todo COM. O que as tecnologias fazem hoje com as mídias é atualizar algo na vida social e das relações daquilo que já faz parte no tecido da vida biológica e cultural. Eles atualizam a vida que caducou no processo de mudança e estancou na mesmice. A mesmice bloqueia a possibilidade de que seja UM com O TODO.


WWW - A educação, em seu formato atual visualiza isso. As disciplinas que estão na escola formal, de nossos dias, querem presenciar isso. As ciências são saberes e conhecimentos que elaboram discursos parciais sobre o todo da vida humana. São discursos e teorias fragmentadas mais não isoladas. Elas estão na escola para serem hiperLINKadas, conectadas e interdisciplinarmentes conectadas. Entre essas ciências e saberes não tem sentido e fundamento sem a ‘WWW=wiki=link’.

HIPERLIGAÇÃO - OS PROFESSORES precisam saber que assim como eles são hipertexto biológico, eles são também um hipertexto cultural e um TEXTO da ciência e do saber que precisa ser vinculado. Para que o saber seja construído, reelaborado e democraticamente vivido e socializado ser professor é transformar-se em Hipertexto, Hiperlink, Hipermídia e HIPERhumanidade em construção. Só se é educador-professor COM=tecido.

WIKI - Quando se acessa a um texto do Wikipédia, ao mesmo tempo em que se é atendido naquilo que se buscava, o interesse imediato, se é remetido a outros textos que ampliam e enriquecem a informação, que tivemos e que pode ser transformada em um processo de construção conhecimento através de saberes acessados na mídia. Assim pode-se compreender que somos LINKS, HIPER E WIKI. WIKI é o WWW que faz, constrói de modo colaborativo e democrático de saberes e conhecimentos. A Wikipédia proporciona essa construção mundial de conhecimentos construídos nos diferentes espaços geográficos do mundo. Vida é colaboração e conexão

SALAS e ORKUT - Quando se acessa a uma sala de batepapo ou ao Orkut somos colocado diante de uma rede infinita de possibilidades. Ali podemos construir textos discursivos como textos de relacionamentos ilimitados. Tudo é possível. Mídias se juntaram para colocar as pessoas diante das outras.

CELULAR- O Telefone celular ou telemóvel é um aparelho de comunicação por ondas electromagnéticas que permite a transmissão bidireccional de voz e dados utilizáveis em uma área geográfica que se encontra dividida em células (de onde provém a nomenclatura celular), cada uma delas servida por um transmissor/receptor. Quando se nos utilizamos de um aparelho celular estamos diante de uma convergência midiática, Mídias são colocadas á disposição das pessoas pra que possa dela fazer usos. Há diferentes tecnologias para a difusão das ondas eletromagnéticas nos telefones móveis, Quais as mídias presentes nesse aparelho que, inicialmente era uma conexão telefônica, mais que agora pode ser CÂMERA fotográfica, som MP3 áudio visual, TV, internet, correio de voz e de texto, gravadora de fatos e momentos, e assim infinitamente. Isso tudo são resultados das tecnologias que atualizam as potencialidades e alargam as dimensões da vida, que sempre são ilimitadas. O celular explode os freios da mesmice e do comodismo.

EDUCAR@EBOOKs - Essa é a reflexão que inspira a entender que educar, conhecer e professor são saberes e poderes que podem transformar e avançar, mais ao mesmo tempo pode, esconder e ficar na mesmice em tudo. Só que educar hoje é um sair de si e ir às infinitas conexões, a exemplo dos WIKI. Educar, em sentido literal é ‘desenvolver possibilidades’, é LINKar e fazer HIPERTEXTO da vida. Já se foi o tempo, em que educar era transmitir conteúdos livrescos de papel, armazenados nas bibliotecas. Educar ainda passa pelos livros. Os livros hoje são acessiveis nas bibliotecas virtuai, Ebooks e PDF’s, disponíveis a todos na rede mundial. A vida, a escola e a educação são feitas COM, tecidas COM, vividas COM, educadas COM. O humano tem uma necessidade natural de conhecimento, já disse ARISTÓTELES há muito tempo. Temos sede, desejos e fome de conhecimento, de novidades@COM.

virtualpoli@hotmail.com  - Paraíso do Tocantins, junho de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário